<BODY>

segunda-feira, agosto 02, 2010

The Guardian: Irã pode atender pedido de Lula para receber condenada à morte

Via R7.
Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada à morte por apedrejamento

O jornal britânico The Guardian informou em sua manchete na versão online que o Irã dá sinais de flexibilizar sua posição em relação ao caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada à morte por apedrejamento. A mulher, de 43 anos, foi condenada por adultério, que é considerado crime no Irã.

A posição iraniana parece mudar, informou o Guardian, após o pedido de Lula para que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, permita que o Brasil receba Sakineh. Para o Guardian, o fato de as autoridades iranianas terem moderado o tom com os familiares da mulher e de que a imprensa oficial relatou o caso pela primeira vez no país, via a agência oficial Fars, são sinais de que ela pode ter sua vida poupada.

Leia artigo completo no R7.




2 Comentários:

Blogger Old Immigrant disse...

Só pra trazer uma atualização da notícia, agora parece que ela não vai escapar da forca. http://www.guardian.co.uk/world/2010/aug/03/iran-stoning-woman-brazil-asylum
Será que faltou habilidade diplomática para o Brasil, ou essa era uma causa perdida, mesmo?

2:05 PM  
Blogger Daniel Xavier disse...

Valeu por postar o update, bro!

Eu acho que ainda temos cenas dos próximos capítulos aí. O assunto ficou mais complexo depois que o Lula botou o dedo, sem trocadilho.

Pode virar mico, o que, na pior das hipóteses, não acho que vá afetar o atual clima de cortesia entre Brasil e Irã, nem a imagem do Brasil no resto do mundo (afinal, estava se apenas tentando salvar uma vida).

Ou pode ser que o Ahmadzinedjjagandhtgzaad veja nisso uma oportunidade pra fazer um marketing com a opinião mundial (ele acabou de chamar o Obama para um debate para a TV internacional), e resolva realmente poupar a pobre mulher. Acabei de ver o Lula no JN agora e ele fez a sugestão de novo, mas falou mal pra caramba, beirando incidentes diplomáticos, em falar de religião tão explicitamente se referindo aos caras, na minha opinião, apesar do seu subtexto estar completamente correto. Vamos esperar.

Sempre que puder trazer outro update desse, o espaço aqui é pra isso. Eu tenho preferido trocar idéia nos comentários do que novos posts ultimamente.

abs!
:D

3:29 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial